Com tantos aumentos, pagar as contas em dia é um sacrifício para milhares de brasileiros. A conta de luz, por exemplo, segue com bandeiras tarifárias que encarecem ainda mais o serviço de energia elétrica. Mas, se o aperto chegar por aí, você sabia que é possível financiar a conta de luz?
Leia mais: PIS: veja como consultar seu número de registro para sacar até R$ 1.212
Pela modalidade, o empréstimo é cobrado no talão de energia elétrica. Ou seja, a parcela do financiamento vem junto com o consumo mensal. Desde 2019, financiar a conta de luz é uma possibilidade no Brasil.
Financiar a conta de luz
A possibilidade de financiar a conta de luz é conhecida como “empréstimo pessoal alternativo”. A aprovação é maior que outros tipos de financiamento por conta da certeza de que a conta será paga. Isso porque, caso contrário, a pessoa fica sem o serviço, que é tão essencial.
O serviço só é possível se a companhia de luz do estado tiver algum convênio com as instituições financeiras. Assim, ao pedir o crédito junto ao banco, a parcela do empréstimo chega junto com a conta de luz. Só pode usar o serviço quem tem mais de 21 anos e é o titular da conta de energia.
Antes de pedir o empréstimo também é preciso estar com a conta de luz em dia, sem débitos. Financiar a conta se torna atrativo principalmente para quem tem dificuldade em conseguir crédito de outras formas. Além disso, com o dinheiro disponível, o cidadão evita que a luz da casa seja cortada. Outro detalhe é que o valor máximo para financiar é de até R$ 3 mil.
Ou seja, a proposta é ajudar o cidadão a sair do aperto, manter o fornecimento de luz e facilitar o acesso ao crédito. Tudo de uma só vez. Atualmente, o serviço pode ser solicitado nas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e Rio Grande do Sul.