Caso você tenha sido um dos milhares de usuários do WhatsApp que receberam o aviso de “temporariamente banido”, saiba que isso tem a ver com o uso da versão não oficial do app, conhecida como WhatsApp GB.
Leia mais: Bloqueio do Telegram: Como fica a situação do WhatsApp? Entenda o cenário
Como detalhado pelo blog oficial da plataforma, caso o usuário não migre para o aplicativo oficial do WhatsApp, ele pode ter a conta temporariamente banida. A empresa explica que não são compatíveis com suas diretrizes contas de usuários no WhatsApp Plus, WhatsApp GB e demais apps que atuam como versões modificadas do mensageiro.
“Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”, informou a plataforma, em nota.
O uso do WhatsApp GB se tornou febre por ele oferecer ferramentas que ainda não foram disponibilizadas pela versão oficial do app. Entre elas está a possibilidade de esconder o status “online” dos contatos e também as mensagens “digitando” ou “gravando áudio”.
Como migrar do WhatsApp GB para o app oficial do WhatsApp
Para transferir o histórico de conversas e não perder nada, a ida do WhatsApp GB para o WhatsApp pode ser feita da seguinte forma:
- Para começar, é necessário aguardar o período do banimento temporário acabar. Um cronômetro mostrará o tempo de espera necessário;
- Em seguida, no WhatsApp GB, vá em Mais opções > Conversas > Backup de conversas;
- Depois, toque em Configurações > Armazenamento > Arquivos;
- Vá até a pasta do WhatsApp GB, pressione e segure para selecioná-la;
- No canto superior direito, vá em Mais > Renomear e renomeie o arquivo como “WhatsApp”;
- Prossiga abrindo a Play Store e baixe o app oficial do WhatsApp;
- Acesse o WhatsApp e confirme seu número de telefone;
- Na seção que mostra o backup encontrado, toque em Restaurar > Próximo;
- A partir daí, o WhatsApp carregará as conversas existentes restauradas.