O calendário do abono salarial PIS/Pasep está próximo do fim, mas muita gente ainda deve receber o benefício. Além dos milhões de trabalhadores que já estavam na folha de pagamento, mais de 1,6 milhão foram incluídos recentemente pelo governo federal.
Leia mais: Dois saques FGTS serão liberados no mês de abril; Veja quem recebe
A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) realizou um reprocessamento dos dados de mais de 2 milhões de cidadãos após encontrar inconsistências nas informações prestadas pelos empregadores. O processo resultou na inclusão de mais gente na lista de beneficiários.
O Banco do Brasil finalizou o depósito do Pasep para os servidores públicos no dia 24 de março. Já a Caixa Econômica Federal creditou ontem, 29, o dinheiro para o penúltimo grupo. O último pagamento sai amanhã para os brasileiros nascidos em dezembro.
Considerando que o calendário do abono deste ano já estava em andamento, o governo fixou as seguintes datas para repasse aos que tiveram os dados reprocessados:
- Recebe no dia 29 de março quem deveria ter tido recebido no mês de fevereiro;
- Recebe no dia 31 de março quem deveria ter tido recebido no mês de março.
Como vai funcionar?
O novo lote do benefício seguirá as mesmas regras dos demais pagos neste ano. Cada trabalhador poderá sacar até um salário mínimo (R$ 1.212), sendo R$ 101 por cada mês trabalhado com carteira assinada em 2020.
Para verificar se foi incluído nos pagamentos, o interessado deve realizar uma consulta no aplicativo Carteira de Trabalho, disponível para Android e iOS. Outra opção é ligar para a central Alô Trabalhador, no telefone 158.
Aqueles que possuem conta corrente ou poupança na Caixa terão acesso ao crédito de forma automática. Já quem não é correntista do banco receberá os recursos na poupança digital do aplicativo Caixa Tem.