O governo federal autorizou o saque extraordinário de R$ 1 mil do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A partir do dia 20 de abril, mais de 40 milhões de trabalhadores com saldo nas contas vinculadas poderão contar com essa grana extra.
Leia mais: Cuidado! Novo golpe do INSS está fazendo vítimas no WhatsApp
Agora, a dúvida de algumas pessoas é sobre como as retiradas serão feitas. Será possível receber o dinheiro via Pix? É preciso informar o meio de pagamento desejado?
De acordo com as informações já divulgadas até o momento, todos os trabalhadores com saldo no FGTS receberão o dinheiro na poupança digital do Caixa Tem. A Caixa Econômica Federal abrirá automaticamente uma conta no nome daqueles que ainda não possuem uma.
Além disso, não é preciso solicitar o saque extraordinário, já que os recursos também serão depositados de forma automática.
Calendário do saque extraordinário do FGTS
O dinheiro será liberado entre os dias 20 de abril e 15 de junho, na ordem do mês de aniversário dos cidadãos. O prazo para retirar os recursos vai até 15 de dezembro de 2022. Confira as datas:
- Nascidos em janeiro: 20 de abril
- Nascidos em fevereiro: 30 de abril
- Nascidos em março: 04 de maio
- Nascidos em abril: 11 de maio
- Nascidos em maio: 14 de maio
- Nascidos em junho: 18 de maio
- Nascidos em julho: 21 de abril
- Nascidos em agosto: 25 de abril
- Nascidos em setembro: 28 de abril
- Nascidos em outubro: 1º de junho
- Nascidos em novembro: 08 de junho
- Nascidos em dezembro: 15 de junho
E quem não quiser participar?
O trabalhador que não tiver interesse em participar do novo saques do FGTS pode pedir o cancelamento do crédito pelo próprio Caixa Tem ou em uma das agências da Caixa. Se preferir, basta deixar o dinheiro na conta, sem nenhuma movimentação, e ele será devolvido após o fim da rodada.