O agravamento da situação econômica do Brasil tem levado muitos brasileiros a ficarem ficarem negativados em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC. No caso daqueles que recebem o Auxílio Brasil, o processo gera uma preocupação extra sobre a possibilidade de exclusão do programa.
Leia mais: Falta de gasolina é preocupação real entre especialistas no Brasil
Mas será que quem é incluído na lista no SCP tem o benefício bloqueado? Embora esse boato tenha ganhado bastante força nos últimos dias, a resposta é não.
Não existe nenhuma regra no programa que impeça um cidadão com o “nome sujo” de continuar recebendo os pagamentos do Auxílio Brasil. Pelo contrário: remover o que possivelmente é a única fonte de renda dessa família pode causar ainda mais prejuízos a ela e à economia como um todo.
Desconto automático
As falsas notícias que circulam afirmam ainda que as empresas poderiam realizar um desconto automático no benefício para quitar a dívida do usuário. Isso tampouco é verdade. Somente o beneficiário pode ter acesso ao dinheiro, sendo vedado qualquer crédito em folha.
Motivos para o cancelamento do Auxílio Brasil
Pelas regras do programa, um dos motivos que leva ao bloqueio dos pagamentos é acumular renda acima do permitido. Quando a família não se enquadra mais na linha de pobreza ou extrema pobreza, ela deixa de atender os critérios de elegibilidade e não pode mais receber o benefício.
Além disso, a família deve manter suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) sempre atualizadas, evitando problemas durante a averiguação cadastral.
Em geral, a melhor forma de evitar problemas com o Auxílio Brasil é atualizar seus dados sempre que houver alguma mudança importante, como nascimento de um filho ou falecimento de um membro, por exemplo.