Na hora de comer uma fruta, pode ser que apareça uma dúvida sobre quais as partes que podem ser ingeridas. Afinal, existem frutos que devem ser comidos com casca e até com sementes, enquanto outros apenas a polpa é o que salva.
Veja também: Frutas cítricas que fortalecem sistema imunológico: as 5 que não podem faltar na dieta
O mamão, por exemplo, oferece a possibilidade de ter suas sementes consumidas. Aliás, depois de descobrir as vantagens que as sementes de mamão oferecem, você vai querer colocá-las na sua dieta.
Benefício em se comer sementes de mamão
1 – Quantidade alta de fibras alimentares
As sementes do mamão possuem uma enorme quantidade de fibras alimentares, as quais ajudam diretamente no bom funcionamento do intestino. Aliás, o próprio mamão é utilizado como uma solução para quem sofre com prisão de ventre. Além disso, as fibras da semente acabam contribuindo para uma sensação maior de saciedade antes e após a refeição.
2 – Oferece anti-inflamatórios naturais para o organismo
Dentre os benefícios da semente está a sua ação anti-inflamatória para o corpo humano. Isso ocorre devido ao fato de possuir carpaína e papaína. A primeira é um anti-inflamatório que funciona com efeito analgésico para dores no corpo, enquanto a segunda conta com auxílio na cicatrização.
3 – Alta concentração de vitaminas A, C e antioxidantes
Além dos benefícios acima citados, as sementes do mamão possuem alto teor de vitamina A, vitamina C e betacaroteno. Em outras palavras, esses nutrientes melhoram a saúde da visão, pele, cabelos, sistema imunológico, bem como previnem tumores e o envelhecimento precoce.
4 – Presença de nutrientes como potássio e fósforo
É possível dizer que as sementes do mamão têm potencial nutritivo igual ou maior que a própria polpa da fruta. Elas são ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais como o fósforo e o potássio. Por isso, sua atuação se dá diretamente no sistema nervoso central, nos ossos e nos músculos.
Qual é a melhor forma para comer semente de mamão?
Não existe uma regra, mas o ideal é consumir as sementes in natura, ou seja, juntamente com a fruta. Porém, você pode colocá-las em saladas, sucos, sopas, batidas de vitaminas, leites, granolas e cereais.
Por fim, lembre-se sempre de procurar um especialista em nutrição para lhe oferecer a melhor forma de consumo voltada para as necessidades do seu corpo.