O Brasil é o 5º país mais caro para adquirir um carro e realizar a sua manutenção periódica, entre custos com gasolina, seguro e conserto. O mercado automobilístico oferece muitas opções, dos mais populares aos mais sofisticados, atendendo diversos públicos. Sendo assim, há uma seleção de carros que reflete a preferência dos consumidores, seja pelo custo benefício, tecnologia agregada ou mesmo configuração de status.
Veja também: Os carros mais econômicos do Brasil disponíveis em 2022
Conheça o Top 10 dos carros mais vendidos no Brasil
10 – Fiesta (Ford)
Na confusão das idas e vindas de quem seria responsável pela fabricação do Fiesta, as vendas atingiram 1,2 milhão de carros. Fruto do Projeto Amazon a linha de 1995, depois de muitas reestruturações, finalizou suas atividades em 2019. Por ser resistente, criou o esboço do Ecosport e as constantes mudanças na velocidade serviram de testes para novos produtos.
9 – Corcel (Ford)
De 1969 a 1985 1,3 milhão de unidades do Corcel foram disponibilizadas, fazendo da sua categoria o clássico dos clássicos. Apesar de pecar pelo motor, o estilo ainda agrada aqueles que curtem antiguidades e carros de porte médio.
8 – Kombi (Volkswagen)
Até hoje é a escolha de pessoas que vendem produtos de maneira itinerante e o barulho do motor é incomparável. 1 milhão e meio de kombis circulam por aí e sua estrutura é única, de 1950 a 2013 sua configuração e capacidade jamais foram substituídas por outro carro.
7 – Corsa Sedan ou Classic (Chevrolet)
Com quatro marchas e boa compatibilidade, mais de 1 milhão e meio de veículos ocuparam as grandes avenidas. Manteve o seu aspecto minimalista e buscou mexer mais nos motores, com atividade da Chevrolet que foi de 1995 a 2016.
6 – Chevette (Chevrolet)
1,6 milhões de unidades e outra paixão nacional que foi de 1973 a 1993, uma aposta da General Motors com o objetivo de aprimorar a embreagem. Mais macio e apresentando opção de funcionamento a álcool, com marcha automática, tornou-se um ícone das gerações.
5 – Celta (Chevrolet)
No ano de 2000, com 1,7 milhões de veículos em uso, o Celta teve sua última novidade em 2015. O maior benefício oferecido foi um motor potente em relação aos outros do mesmo preço. Então foi uma verdadeira máquina presente em muitas viagens.
4 – Palio (Fiat)
Fiat e Volkswagen nunca negaram a concorrência direta, então o Palio foi desenvolvido para ser uma alternativa ao Gol. Do período de 1996 a 2017 a indústria fabricou 2 milhões e meio desse modelo. Antes de abrir espaço para o Chevrolet Onix, foi desenhado de várias formas, destacando-se pela compatibilidade e excelente ergonomia.
3 – Fusca (Volkswagen)
E não podia faltar o gracioso ‘’Fusquinha’’, que é a paixão de muitos colecionadores e nunca deixou de se destacar pelo formato arredondado. Apesar de ter começado a ser produzido em 1959, houve uma trégua e na década de 90 o presidente da república Itamar exigiu a sua volta. Com os últimos exemplares da linha liberados em 1996, o velho besouro que marcou a cidade de São Paulo gerou 3 milhões de unidades.
2 – Uno (Fiat)
O Uno, que ao ser lançado em 1984 com o último modelo lançado em 2021, teve como concorrente o Gol. Versões mais baratas e proporcionando portabilidade com conforto. Simples e confortável, a empresa colocou no mercado 3,2 milhões de carros, da botinha ortopédica até o design moderno.
1 – Gol (Volkswagen)
O Gol, conhecido também como bolinha, começou a ser fabricado em 1980 e até hoje é uma das opções mais acessíveis. Sua popularidade pode ser expressa na quantidade de veículos já vendidos, que atualmente contabiliza quase 7 milhões de unidades. Melhorou seu desempenho após atualizações na mecânica, mantendo baixo custo de manutenção.