scorecardresearch ghost pixel



Trabalhador pode resgatar FGTS sem precisar esperar por novo saque emergencial

Governo estuda autorizar nova rodada emergencial de saques do FGTS para cerca de 40 milhões de brasileiros.



O ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou pouco antes do Carnaval que o governo federal estuda autorizar um novo saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). De acordo com as análises feitas pela equipe econômica, cada trabalhador poderá retirar entre R$ 500 e R$ 1.000.

Leia mais: FGTS e PIS/Pasep “esquecidos” são liberados para saque a milhões de trabalhadores

O dinheiro terá como foco especialmente a parcela da população endividada, que tem saldo “parado” e precisa pagar suas contas. “Às vezes, o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no FGTS. Por que não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado?”, questionou Guedes.

Enquanto a medida não é confirmada, existe outra maneira de retirar o FGTS. O saque-aniversário é uma modalidade que permite o resgate anual de parte do saldo das contas vinculadas ao fundo, sempre no mês de aniversário do trabalhador.

Saque-aniversário do FGTS

Trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro e março que optaram pela modalidade já podem retirar o dinheiro. A migração deve ser realizada em um dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal e tem validade no mesmo ano quando é feita até o último dia último do mês do aniversário do solicitante.

Ao fazer a troca, é preciso abrir mão de sacar o valor integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Contudo, a multa rescisória de 40% e o saque compra da casa própria, aposentadoria ou doença grave continuam sendo direito do cidadão.

Saque-aniversário ou saque-rescisão: o que vale mais a pena?

Para quem precisa de um dinheiro com urgência para atravessar o atual cenário econômico do país com mais tranquilidade, essa pode ser uma boa solução para o problema. Por outro lado, é preciso analisar com cuidado qual a opção mais vantajosa em cada caso.

Confira algumas situações e veja qual a alternativa mais indicada:

  1. Está com dívidas no cartão de crédito e cheque especial: saque-aniversário.
  2. Está com dívidas a juros mais baixos (consignado, financiamentos), mas tem uma reserva financeira emergencial: saque-aniversário.
  3. Está com dívidas a juros mais baixos (consignado, financiamentos) e não tem reserva financeira de emergência: saque-rescisão.
  4. Tem uma reserva de emergência, outros investimentos e não vai precisar do saldo total do FGTS em caso de demissão: saque-aniversário.
  5. Está pagando dívidas com juros, mas acha que o dinheiro do saque-aniversário ajudaria a quitar tudo e iniciar uma reserva de emergência: saque-aniversário.
  6. Tem saldo baixo para saque do FGTS em razão do pouco tempo de mercado formal: saque-aniversário.
  7. Não tem dívidas nem reserva de emergência, mas tem um saldo razoável no FGTS. Quero gastar o dinheiro consigo mesmo todos os anos, sem investir: saque-rescisão.
  8. Tem um saldo razoável nas contas do FGTS, mas não consegue juntar dinheiro: saque-rescisão.
  9. Tem uma reserva pequena que, juntamente com multa de 40% sobre o FGTS, é suficiente para se sustentar por pelo menos seis meses: saque-aniversário.
  10. Tem uma pequena reserva de emergência que, somada à multa de 40%, não é suficiente para se sustentar por pelo menos 6 meses: depende.




Voltar ao topo

Deixe um comentário