Mais de R$ 208 milhões poderão ser resgatados a partir de quinta-feira, 31, por trabalhadores que deixaram de sacar o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2019. O governo decidiu dar uma nova chance para que essas pessoas tenham acesso ao benefício.
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O abono atrasado é um direito de quem, em 2019:
- Estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Trabalhou por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, para pessoa jurídica;
- Recebeu até dois salários mínimos mensais, em média;
- Teve os dados informados corretamente pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou e-Social.
Como solicitar o abono esquecido?
O pedido para que os recursos sejam creditados novamente deverá ser feito diretamente ao Ministério do Trabalho e Previdência. São duas opções:
- Presencialmente, mediante apresentação de documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho; ou
- Pela internet, mediante envio de um e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras “uf” pela sigla do estado onde reside.
O prazo para sacar o abono após o pedido de reemissão vai até o dia 29 de dezembro de 2022. Segundo a pasta do Trabalho, quem deixar de resgatar agora poderá poderá fazer isso “no calendário do próximo ano pedindo novamente a reemissão”.
Consulta ao abono salarial
Para verificar se está na lista de quem deixou de retirar o dinheiro em 2019, o trabalhador deve baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para a central Alô Trabalhador, no número 158.
O PIS é pago aos trabalhadores de empresas privadas pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é repassado aos servidores públicos pelo Banco do Brasil. Se preferir, o cidadão pode entrar em contato com a instituição pagadora para obter informações.