A Caixa Econômica Federal vai realizar os últimos pagamentos do abono salarial PIS na próxima semana. Os repasses do Pasep previstos para este ano foram encerrados pelo Banco Brasil na quinta-feira passada, dia 24 de março.
Leia mais: Novo saque do FGTS: Consulta de valores começa no dia 8 de abril
O benefício no valor de até um salário mínimo é um direito de servidores públicos e funcionários de empresas privadas que atuam com carteira assinada. É necessário cumprir uma série de requisitos para ter acesso ao dinheiro, como ter atuado por ao menos 30 dias no ano-base recebendo remuneração média de até dois salários mínimos.
A quantia que cada trabalhador recebe depende da quantidade de meses trabalhados no ano-base, sendo R$ 101 por cada mês. Quem atuou o ano inteiro tem direito a um salário mínimo completo (R$ 1.212).
Calendário do abono PIS
Os repasses do benefício começaram no dia 8 de fevereiro e seguem até 31 de março. Apenas dois grupos ainda não receberam o PIS, sendo eles:
- Nascidos em novembro: depósito dia 29 de março;
- Nascidos em dezembro: depósito dia 31 de março.
Vale destacar que o calendário deste ano é referente ao ano-base 2020, ou seja, considera o período trabalhado naquele ano. Os repasses relativos ao ano-base 2021, que ocorreriam agora, foram adiados e ainda não têm data para ocorrer. É possível que a liberação fique para 2022.
Consulta ao benefício
Para saber se você tem direito ao abono salarial em 2022, ligue para a Central Alô Trabalhador (número 158) ou acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.