Um porta-voz do Volkswagen informou que será feito um recall – procedimento gratuito no qual o fornecedor corrige algum erro no carro – de mais de 100 mil veículos híbridos plug-in ao redor do mundo. O motivo, segundo a montadora alemã, está em um possível risco de incêndio desses modelos.
Leia mais: Dinheiro no bolso: Trabalhadores poderão sacar até 8 benefícios em abril
A previsão é de que cerca de 42.300 donos de utilitários Tiguan, Arteon, Passat e Golf sejam notificados sobre o procedimento. Além disso, um recall na Audi em aproximadamente 24.400 carros, bem como das marcas Seat e Skoda também está previsto.
Risco de incêndio
O motivo para o recall da Volkswagen está no risco de incêndio em veículos provocado por um “aperto inadequado da tampa do motor que pode levar ao contato com peças quentes”, informa o jornal alemão Bild, que deu como exemplo o regulador KBA.
Por enquanto, foram noticiados 16 casos de problemas relacionados a esse em toda a Alemanha. O risco de incêndio existe basicamente em veículos que conectam um motor de combustão convencional a um mecanismo de acionamento elétrico. A partir daí eles são carregados usando uma bateria de alta tensão que, nestes casos, está insuficientemente isolada.