Muitos aplicativos disponíveis são duvidosos porque não são criptografados, pedem acesso irrestrito aos seus arquivos ou resultam na violação da segurança de dados. Recentemente o Google recebeu uma série de denúncias envolvendo diversas aplicações, a partir desse momento, a equipe de desenvolvimento passou a monitorar os comentários.
Veja também: Pessoas inteligentes sempre apresentam estas 9 características
Não demorou muito para descobrirem que havia programas mal intencionados em apps de QR code e acesso remoto.
De acordo com um levantamento do The Wall Street Journal, mais de 60 milhões de pessoas sofreram o impacto negativo dessas tentativas de golpes. O App Census, por sua vez, foi o responsável por uma reclamação mais incisiva para que medidas pudessem ser tomadas, evitando novas ocorrências.
O problema de uma falha desse nível é que dispositivos eletrônicos podem ser danificados e vazamentos em grande escala acabam acontecendo com frequentemente.
Quando isso ocorreu e como evitar um download invasivo?
O episódio foi publicado dia 25 de março e a empresa já tomou as devidas providências, removendo os seguintes apps, nos quais endereços, geolocalização, e-mails e nomes foram vazados.
A suspeita é de que a Measurement Systems tenha os comprado, embora a organização negue o crime e não tenha sofrido, ainda, nenhuma sanção. Para evitar que isso aconteça, antes de realizar um download, pesquise a referência, avaliações e termos de uso.
Confira a lista dos apps banidos pelo Google na Play Store
- Speed Camera Radar.
- Al-Moazin Lite (Prayer Times).
- Wi-Fi Mouse (remote control PC).
- QR & Barcode Scanner (developed by AppSource Hub).
- Qibla Compass – Ramadan 2022.
- Simple weather & clock widget (developed by Differ)
- Handcent Next SMS-Text with MMS.
- Smart Kit 360.
- Al Quran MP3 – 50 Reciters & Translation Audio.
- Full Quran MP3 – 50+ Languages & Translation Audio.
- Audiosdroid Audio Studio DAW.