Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão em 2022, pela 3ª vez consecutiva, a antecipação do 13º salário. A sistemática adotada será a mesma dos dois últimos anos, 2020 e 2021.
Leia mais: Confirmado: Abono INSS 2022 vai pagar R$ 3.636 a milhões de segurados
A gratificação natalina será repassada aos aposentados, pensionistas e certos grupos de beneficiários previdenciários em duas parcelas, sendo a primeira no valor de 50% do benefício pago em folha, e a segunda dos outros 50%, com incidência da cobrança do Imposto de Renda (IR) em alguns casos.
Calendário 13º do INSS 2022 – completo e atualizado
Veja a seguir o calendário de pagamento de benefícios da autarquia, com destaque em vermelho para os repasses das duas parcelas da antecipação do 13º dos segurados:
Quem vai receber a antecipação do 13º do INSS?
O público de beneficiários do abono do INSS 2022 inclui:
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria especial.
Mas e quem não vai receber a gratificação natalina?
Resumidamente, dentre os 12 benefícios oferecidos pela Previdência Social, ficam de fora aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltado para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, e quem recebe a Renda Mensal Vitalícia (RMV).
No caso do BPC, o que acontece é que essa ajuda é apenas requerida e administrada pelo INSS, porém, ela diz respeito aos benefícios assistenciais sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.