Arroz integral emagrece? Descubra vantagens e desvantagens em relação ao branco

Veja como o arroz integral pode te ajudar na manutenção da sua saúde no dia a dia.



O arroz integral é um velho conhecido da população brasileira. Nos últimos anos muitas pessoas passaram a buscar esse cereal com o objetivo de cuidar da saúde e até estimular a perda de peso. Mas será que o arroz integral emagrece?

Veja também: Guardar limão cortado na geladeira faz mal? Descubra se está correndo risco

De acordo com alguns estudos recentes, esse tipo de arroz pode realmente ajudar na perda de peso. Mas esse não é o único benefício de consumir o arroz integral. Por isso separamos 5 vantagens do cereal para você.

1 – Ajuda na perda de peso

O arroz integral é um dos famosos alimentos usados para perda de peso. Ele é rico em fibras alimentares que ajudam a nos manter satisfeitos por mais tempo, portanto, escolher alimentos ricos em fibras pode nos ajudar a consumir menos calorias em geral.

Substituir o arroz branco pelo integral também pode ajudar a reduzir a gordura da barriga. Diferentes estudos sugerem que as pessoas que comem mais arroz integral pesam menos do que aquelas que comem arroz branco. As pessoas que consomem o arroz integral também apresentam um índice de massa magra mais elevado do que aquelas que consomem o branco.

2 – Controla o nível de açúcar no sangue

O arroz integral é a melhor opção para controlar o açúcar no sangue naturalmente. Basta incluir esse carboidrato em sua dieta. Um índice glicêmico baixo significa que o alimento que você consome digere mais lentamente e não faz com que o açúcar no sangue aumente depois da alimentação.

Estudos mostram que, ao comer três porções por dia de grãos integrais, como arroz integral, você pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em até 32%.

O arroz integral contém ácido fítico, fibras e polifenóis essenciais que ajudam na liberação mais lenta de açúcares, mantendo-nos saudáveis.

3 – Regula o sistema digestivo

O arroz integral é um alimento básico útil que pode ser facilmente adicionado à dieta diária para otimizar o sistema digestivo. As fibras presentes no arroz integral ajudam a regular os movimentos intestinais e a manter os movimentos intestinais regulares. Eles têm excelentes resultados para curar colite e constipação.

4 – Controla os níveis de colesterol

É uma ótima escolha para muitas pessoas porque contém um baixo nível de colesterol. O óleo presente no arroz integral é conhecido por reduzir os níveis de colesterol ruim (colesterol LDL) em grande medida. A fibra do arroz integral se liga ao colesterol no sistema digestivo e ajuda na sua excreção.

5 – Neuroprotetor eficaz

O arroz integral ajuda a reduzir o risco de disfunção cognitiva e distúrbios neurodegenerativos. Ele é rico em fibras que reduzem os níveis de colesterol conhecido por aumentar o risco de doenças neurodegenerativas.

Esse arroz pode ajudar a reduzir o colesterol, substituindo-o por nutrientes mais saudáveis, como fibras. Também é benéfico no tratamento de várias doenças, como Parkinson ou Alzheimer. Estudos indicam que os nutrientes presentes no arroz integral também ajudam a curar a depressão, ansiedade ou estresse.

O arroz integral funciona surpreendentemente na depressão pós-parto. O consumo desse arroz mostrou resultados positivos em nutrizes para melhorar o humor perturbado, estágios de depressão e fadiga.

Consumir arroz integral pode trazer benefícios que vão muito além da perda de peso. Com ele, é possível tratar e prevenir problemas de saúde a longo prazo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário