Sentir a boca seca geralmente não representa qualquer ameaça para o corpo. O sintoma costuma significar apenas que a pessoa está com sede, ou que falou demais durante uma conversa, por exemplo. No entanto, existem doenças graves e incômodas que podem causar a sensação de boca seca.
Veja também: 7 alimentos gordurosos que ajudam na perda de peso e você não sabia
Se você sente a boca secar com muita frequência e nada melhora o problema, deve ficar alerta. Procure um especialista para saber qual é o motivo disso.
4 condições de saúde graves e incômodas que geram sensação de boca seca
Conheça 4 doenças graves que podem apresentar sensação de boca seca no paciente. Confira um pouco mais sobre cada uma delas.
Lembre-se que as informações presentes aqui não substituem a avaliação de um médico especializado no assunto.
1 – Diabetes
Um dos sintomas do diabetes é a boca seca, sendo que tanto o tipo 1 quanto o tipo 2 têm essa mesma condição. A doença resulta na alta concentração de açúcar no sangue e precisa de tratamento adequado. Medicamentos que são utilizados para baixar os níveis de glicose também podem causar a sensação de boca seca.
2 – HIV
Depois que a Aids se instala no organismo, o paciente sente sede constante e um dos sintomas é a boca se apresentar seca com frequência. Problemas com aftas e patologias dentais são comuns em pessoas com HIV.
3 – Sinusite
Alergias presentes nas vias respiratórias também têm como consequência a sensação de boca seca. A sinusite, especificamente, se caracteriza pelo acúmulo de fluidos nas cavidades internas do rosto. Os seios da face se inflamam por conta da presença de vírus e bactérias. A respiração pela boca constante faz com que a área permaneça seca.
4 – Insuficiência renal causa boca seca
Por fim, a insuficiência renal é uma condição de saúde crônica e grave que também gera boca seca no paciente. O problema aparece quando um ou dois rins deixam de funcionar perfeitamente por algum motivo externo ou genético.