Essa planta com o nome científico de Cissus verticillata, é conhecida como uva-do-mato e parreira-brava possui propriedades como flavonoides, resveratrol, cumarinas e taninos, que são substâncias que atuam no organismo diminuindo a glicemia e eliminando toxinas.
Veja também: Alimentos congelados que são mais gostosos do que naturais
No entanto, seus efeitos ainda são objeto de investigação, pois ainda não há comprovação científica dos benefícios da planta com relação à insulina produzida pelo pâncreas, por essa razão, a planta deve ser ingerida conforme a orientação médica.
Benefícios do chá de insulina
De acordo com alguns especialistas, o chá tem efeito antioxidante, antimicrobiana e hipoglicemiantes.
O chá possui minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo que são fundamentais para o organismo funcionar adequadamente, além de fortalecer os ossos e melhorar a qualidade sanguínea.
Outro bem que está relacionado ao consumo do chá, trata-se da saúde cardiovascular, pois o chá atua no equilíbrio dos níveis de pressão alta.
Fatores que devem ser observados relacionados ao consumo de chá de insulina
O chá favorece na saúde, no controle da glicose, no equilíbrio da pressão, porém, é necessário o cuidado para não exagerar nas quantidades ingeridas. Isso porque podem ocorrer efeitos colaterais como hipoglicemia, por exemplo.
Vale lembrar que esse chá deve ser consumido com a supervisão de um especialista. Por isso, não vai sair por aí, comprando seu chá sem antes conversar com seu médico.
Por fim, o chá é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças e pessoas com sensibilidade na pele ou que tenham alergias.
Como fazer o chá de insulina
Se você consultou seu médico e está certo de que o chá vai lhe fazer bem, então veja como preparar a receita.
Ingredientes:
- 3 folhas secas de insulina vegetal;
- 1,5 litros de água fervente.
Modo de preparo:
Coloque as folhas na água fervente por 10 minutos. A seguir, coe e espere esfriar ou ficar mais morno para ingerir.