Cólicas menstruais acabam com o bem-estar de qualquer mulher, sem contar que também prejudica nas atividades diárias. Se você sofre constantemente com esse problema, saiba que é possível amenizar as cólicas através da alimentação.
Veja também: Lista: 5 alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Consumir determinados alimentos durante o ciclo menstrual, como fontes de vitaminas, minerais, fibras e manter o cuidado com a hidratação podem fazer diferença na intensidade das dores abdominais.
Nutrientes que aliviam as cólicas menstruais
De acordo com um estudo em inglês, alguns nutrientes são fundamentais e devem ser inseridos no cardápio de mulheres durante seu ciclo menstrual, sendo eles o ferro, magnésio, ômega 3, vitamina B6 e vitamina E.
Ferro
Estar com os níveis de ferro equilibrados faz diferença para diminuir as cólicas, já que a baixa desse mineral pode aumentar a intensidade das dores.
Magnésio
Baixas reservas de magnésio estão relacionadas à piora no quadro de TPM. A reserva desse mineral no organismo faz muito bem, pois causa um relaxamento muscular, gerando alívio nas dores. No entanto, deve ter cuidado, porque o excesso pode provocar diarreia e outros desconfortos.
Ômega 3
A suplementação desse ácido graxo durante 3 meses, demonstrou uma melhora em quadros de dores menstruais.
Vitamina B6
Age diretamente nos hormônios neurotransmissores como serotonina e dopamina, estimulando sua produção. Esses hormônios causam alívio das cólicas e melhoram o humor. Segundo os pesquisadores, fazer uso da vitamina B6 alinhada ao magnésio potencializa seus resultados.
Vitamina E
A revisão do estudo constatou que adolescentes que fizeram uso de vitamina E durante três dias do período menstrual tiveram menos cólicas e uma redução na perda geral de sangue.
Mas como o chocolate ajuda no alívio de cólicas menstruais?
O chocolate possui muitos nutrientes capazes de reduzir as cólicas menstruais. É um alimento fonte de magnésio que como já explicamos, é ótimo no relaxamento muscular. Também possui polifenóis e compostos químicos capazes de tratar processos inflamatórios.
De acordo com uma revisão feita em estudos (em inglês), a dopamina presente na composição do alimento, ajuda a melhorar os níveis de humor. Vale ressaltar, que os benefícios descritos são referentes ao chocolate do tipo amargo. Logo, se você deseja melhorar a intensidade de cólicas menstruais, pode consumir (com moderação) o chocolate 70% de cacau.