O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é só em novembro, mas até lá os estudantes têm vários compromissos que vão muito além dos estudos. O primeiro deles é garantir a inscrição dentro do prazo. Para orientar todo mundo, o edital do Enem 2022 já foi publicado. Veja as datas.
Leia mais: 3 novas leis de trânsito entram em vigor neste mês; O que muda?
As inscrições podem ser feitas na Página do Participante. O período vai do dia 10 a 21 de maio. Para garantir a inscrição, o candidato tem que pagar a taxa de R$ 85.
Edital do Enem
De acordo com o edital do Enem 2022, a provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Ou seja, em dois domingos seguidos. A data vale para as versões impressa e digital da prova.
Os candidatos que não têm direito à isenção da taxa já precisam fazer o pagamento logo após a inscrição. E aqueles que têm direito ao Enem sem cobrança também têm que fazer a inscrição no mesmo prazo. Ou seja, não basta ter a isenção para garantir o acesso à prova.
Para o Enem deste ano tem uma novidade. É que os documentos digitais de identificação serão aceitos nos dias de provas. Por exemplo, o RG Digital e também o e-Título. Apesar disso, o uso do celular será permitido somente no momento da identificação. Depois seguirá vedado, como já acontece em edições passadas do exame.
No primeiro domingo de provas os candidatos vão responder às questões de linguagens e ciências humanas, além de fazer a redação. E no dia 20 de novembro são as questões de matemática e ciências da natureza. De acordo com o Edital do Enem 2022, veja como fica o cronograma:
– Inscrições: 10 a 21 de maio
– Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
– Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
– Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
– Provas: 13 e 20 de novembro