A quantidade de documentos necessários na hora da declaração do Imposto de Renda pode bagunçar a cabeça do contribuinte. Se ao prestar contas com o leão você descobrir erros na declaração, veja como resolver o problema sem prejudicar o envio das informações.
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A boa notícia é que o próprio centro de atendimento da Receita Federal, o e-CAC, indica as falhas que devem ser corrigidas pelo contribuinte.
Erros na declaração
Outra forma de confirmar as informações é pelo app “Meu Imposto de Renda”. São maneiras de notificar os contribuintes encontradas pela Receita Federal. Além disso, o próprio sistema indica as formas de corrigir os erros na declaração. Em alguns casos, a Receita envia correspondências para que o contribuinte tenha a oportunidade de acertar o envio das informações.
Os erros podem ser identificados pela Receita durante o cruzamento de dados dos contribuintes. Ou seja, ao checar os dados fornecidos com as informações prestadas pelas fontes pagadoras.
Se você ainda tem dúvida de quais são os erros na declaração, a própria Receita Federal indica os mais comuns. Por exemplo, declarar um dependente que já foi declarado por outra pessoa. Um erro até comum, quando pais e mães declaram o mesmo filho nas duas prestações de conta.
Outra falha comum é declarar um rendimento recebido de um CNPJ que não existe mais. Os erros também acontecem quando os contribuintes deixam de passar algumas informações. Por exemplo, o recebimento de rendimentos de uma fonte pagadora.
É sempre importante confirmar se existem erros na declaração para não correr o risco de ficar em débito com a Receita. E até ter o CPF cancelado. Neste ano, o prazo para a declaração foi prorrogado para 31 de maio.