A fase de repescagem do dinheiro esquecido está em andamento e o Banco Central (BC) liberou para um novo grupo a oportunidade de consultar o saldo e resgatar os valores a receber de bancos. Pessoas nascidas entre 1984 e 1985, e empresas criadas nesse período, recebem uma nova chance a partir desta segunda-feira, 11.
Leia mais: É possível ganhar em casa dinheiro utilizando estes 3 aplicativos
Para a consulta e saque de saldos residuais, o cidadão deve acessar o Sistema Valores a Receber (SVR). Depois que o pedido de resgate do dinheiro esquecido é feito, a instituição financeira tem até 12 dias úteis para repassar os recurso. Aqueles realizados via PIX acabam sendo mais rápidos.
Quem pode acessar?
Por enquanto, apenas quem perdeu as datas iniciais pode aderir ao processo. Mas uma nova fase de consultas e saques está a caminho para mais pessoas a partir de maio, inclusive no caso de quem não apresentou saldo durante a primeira consulta.
Calendário para o saque do dinheiro esquecido
Veja a seguir as datas de repescagem da consulta e saque do dinheiro esquecido:
As fontes do saldos residuais desta etapa têm origem em contas correntes ou poupanças com valores não resgatados, de cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito, de cotas de capital e rateio de sobras líquidas de cooperativas de crédito, além de grupos de consórcios extintos.
Por fim, vale lembrar que, para agendar o saque, o cidadão deve possui conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. A regra foi criada para que os serviços digitais da plataforma aconteçam de maneira mais segura, sem oferecer margem à fraudes.