Já faz cerca de 10 anos desde que o Orkut saiu do ar oficialmente. A rede social já vinha perdendo usuários por alguns anos antes de finalmente encerrar as atividades, mas a recente notícia parecer ter mexido com muitos usuários antigos.
Veja também: Apple vende kits para conserto de iPhone de forma caseira
A rede social é uma das mais nostálgicas que existem. A plataforma é uma das primeiras redes sociais a ganhar relevância no Brasil. Por isso, a notícia de um possível retorno deixou muitos usuários esperançosos.
O Orkut voltou mesmo?
A resposta é não, pelo menos ainda não. Embora várias pessoas tenham criado a esperança de poder recuperar fotos antigas ou até matar a saudade de deixar um “depo” no mural do amigo e criar o apelido cheio de “h” ou “y”, a verdade é que esses recursos ainda não estão disponíveis e não há sinais conclusivos de que voltarão a acontecer.
O criador do site, Orkut Buyukkokten, compartilha os detalhes abaixo:
“Eu sou otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o Orkut para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”
O site disponibiliza um campo para os internautas inserirem seus e-mails e receberem atualizações. Veja a seguir a tradução da mensagem originalmente publicada em inglês, que teve repercussão mundial:
“Olá,
Eu sou o Orkut. Dezessete anos atrás eu comecei uma pequena rede social enquanto eu era engenheiro no Google. Em apenas alguns anos, essa rede social – Orkut – cresceu para uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas.
Acredito que o Orkut encontrou uma comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar.
Trabalhamos muito para tornar o Orkut uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Trabalhamos muito para tornar o Orkut uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram suas fotos.
O mundo precisa de bondade agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e distantes entre si.
Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida a ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.
Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los. Eles devem nos dar esperança, não medo e ansiedade.
A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões permanentes. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.”
Foi essa mensagem que deixou tantos usuários animados. Agora nos resta aguardar as novidades que o criador do Orkut vai apresentar.