Parcelamento tem sido a palavra mais falada por muitos brasileiros. É que está difícil pagar as contas. E a saída para comprar tudo o que precisa acaba sendo o parcelamento das contas. Até os alimentos entram nessa história. O PIX parcelado, por exemplo, pode ser um serviço a mais a cair no gosto dos brasileiros.
Leia mais: Liberado novo auxílio de R$ 65 para todo o Brasil; Confira quem recebe
Parcelamento das contas
Assim, aos poucos, o serviço deve ser mais uma opção para quem não consegue pagar as contas em dia. Apesar da preocupação de muitos economistas com o risco de endividamento, o parcelamento das contas tem sido a única opção para muita gente.
Com a possibilidade do PIX parcelado, vários bancos já estudam a liberação do serviço. Por outro lado, os consumidores querem saber se vale mais do que as compras no cartão de crédito.
O primeiro ponto que já agrada muitos brasileiros é a facilidade trazida pelo PIX. Além de ser tudo digital, tem menos burocracia e reduz a dependência apenas do cartão de crédito. Mas é claro que os bancos também vão analisar os pedidos dos clientes e liberar um limite, de acordo com a realidade financeira de cada um.
O que se espera é que os brasileiros saibam usar o serviço com cautela, para amenizar as contas mês a mês. E não de forma a fazer das dívidas uma grande bola de neve. Os juros prometem ser menores do que as compras no cartão de crédito. No caso do Santander fica a partir de 2,09% ao mês. E o Mercado Pago está em 2,5%.
Por isso, antes de fazer o parcelamento das contas, a orientação é ver qual juro cabe mais no bolso. E quanto do orçamento ficará comprometido com as parcelas. E, sempre que possível, priorizar os pagamentos à vista e tentar descontos no comércio.