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Precisando de dinheiro? Saiba como sacar valores esquecidos do PIS/Pasep

Cerca de 320 mil trabalhadores receberam uma nova chance de saque do dinheiro esquecido no abono salarial. Consulte seu saldo aqui!



Com a situação financeira comprometida em razão da crise, muitos brasileiros tentam encontrar diferentes formas de fazer uma renda extra para ajudar nas despesas de casa. O que nem todo mundo sabe é que podem existir recursos “esquecidos” do abono salarial PIS/Pasep não resgatados e aguardando saque.

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De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 320 mil trabalhadores deixaram de sacar o abono referente ao ano-base 2019 no cronograma devido.

O dinheiro deixado para trás chega ao montante de R$ 208 milhões. A boa notícia é que os valores ainda podem ser resgatados pelos cidadãos de direito.

Quem tem direito ao abono “esquecido”?

Basicamente, pode receber o abono salarial de 2019 o trabalhador que:

  • Recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base 2019;
  • Exerceu atividade remunerada formal por pelo menos 30 dias também naquele ano;
  • Já estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos naquele ano; e
  • Estivava com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, conforme categoria da empresa.

Qual o valor do PIS/Pasep esquecido?

O valor do abono salarial na ocasião variou entre R$ 92 (mínimo) e R$ 1.100 (máximo). Segundo as regras do programa, o saldo leva em consideração a quantidade de meses trabalhados, neste caso, durante o ano-base 2019.

Como sacar os valores a receber do abono salarial?

Para fazer o saque do valor “esquecido”, o cidadão deverá, primeiramente, consultar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou telefone 158 para confirmar a existência de valores disponíveis para saque.

Caso existam quantias a receber,  o pedido de saque pode ser feito:

  • De forma presencial, na apresentação de um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho; ou
  • Por meio do e-mail trabalho.uf@economia.gov.br. Neste caso, basta colocar no lugar de “uf” a sigla do estado em que o trabalhador mora.

Lembrando que após o pedido de remissão, o trabalhador terá como prazo limite de saque o dia 29 de dezembro de 2022. Se ele perder novamente essa data, ele terá de aguardar o próximo calendário para uma nova solicitação de remissão de resgate.




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