Começam na segunda metade de abril os novos saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) anunciados em março pelo governo federal. Até o fim de maio, mais de 42 milhões de trabalhadores terão a oportunidade de sacar até R$ 1 mil de suas contas vinculadas.
Leia mais: Auxílio emergencial retroativo tem consulta aberta em abril; Veja se você tem direito
A Caixa Econômica Federal é o banco responsável pelos depósitos, que serão feitos na poupança digital do Caixa Tem. O banco abrirá uma conta no nome dos brasileiros que precisam receber e ainda não possuem uma.
Liberação escalonada
O saque extraordinário será creditado a partir do dia 20 de abril, mas a liberação só termina em junho. Entre abril e maio, serão nove lotes liberados, de acordo com o mês de aniversário dos trabalhadores. Confira o calendário:
Lotes de abril
- Nascidos em janeiro: 20 de abril
- Nascidos em fevereiro: 30 de abril
Lotes de maio
- Nascidos em março: 04 de maio
- Nascidos em abril: 11 de maio
- Nascidos em maio: 14 de maio
- Nascidos em junho: 18 de maio
- Nascidos em julho: 21 de maio
- Nascidos em agosto: 25 de maio
- Nascidos em setembro: 28 de maio
Lotes de junho
- Nascidos em outubro: 1º de junho
- Nascidos em novembro: 8 de junho
- Nascidos em dezembro: 15 de junho
Todos os grupos têm até o dia 15 de dezembro de 2022 para sacar, independentemente da data em que receberam o crédito em conta.
Dúvidas comuns sobre o saque extraordinário
Quem pode sacar?
Todos os trabalhadores com saldo nas contas ativas (emprego atual) e inativas (empregos antigos) do FGTS.
Qual o valor?
O valor é de até R$ 1 mil por pessoa, mas que tiver menos dinheiro nas contas poderá sacar a quantia disponível. Já quem tem montantes maiores precisa respeitar o limite.
É preciso solicitar o saque do FGTS?
A Caixa fará o crédito de forma automática para todos os brasileiros, por isso não é preciso fazer nenhuma solicitação prévia. Basta baixar o aplicativo Caixa Tem no celular para movimentar o dinheiro.
E se eu não quiser sacar?
O saque extraordinário é uma modalidade opcional, ou seja, retira os recursos quem quer. Aqueles que não desejam sacar agora devem acessar o Caixa Tem e solicitar a devolução do valores até o dia 10 de novembro, ou aguardar até o fim da rodada.