Começa no próximo dia 20 de abril o calendário do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O governo federal anunciou ainda em março que cerca de 42 milhões de brasileiros com dinheiro nas contas vinculadas poderão sacar até R$ 1 mil.
Leia mais: Já sabe qual será o novo salário mínimo de 2023? Veja a projeção
A liberação começa em apenas 8 dias, mas o valor já está disponível para consulta. É só acessar o aplicativo FGTS e descobrir quanto será possível retirar nessa nova rodada. O dinheiro fica disponível até o dia 15 de dezembro.
Todos os trabalhadores com saldo nas contas ativas (emprego atual) e inativas (empregos antigos) poderão retirar até R$ 1 mil. A excessão são aqueles que usaram os recursos como garantia em operações de crédito, como a antecipação do saque-aniversário.
Preciso solicitar o saque do FGTS?
Não. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o crédito será feito para todos direto na poupança digital do aplicativo Caixa Tem. A conta será criada automaticamente para os brasileiros que ainda não têm uma.
O aplicativo oferece uma série de funções, como transferência de recursos, pagamento de contas e boletos, compras com o cartão de débito virtual e até saque em espécie nos terminais de autoatendimento da Caixa.
Já quem não quiser sacar o FGTS agora tem duas opções. A primeira é acessar o Caixa Tem e solicitar o retorno do crédito até o dia 10 de novembro. A outra é aguardar o fim da rodada de retiradas para que a devolução ocorra de forma automática.
Qual o calendário do saque extraordinário?
O crédito começa no dia 20 de abril para os nascidos em janeiro, e continua seguindo a ordem do mês de aniversário dos trabalhadores. Veja as datas de liberação:
- Nascidos em janeiro: 20 de abril
- Nascidos em fevereiro: 30 de abril
- Nascidos em março: 04 de maio
- Nascidos em abril: 11 de maio
- Nascidos em maio: 14 de maio
- Nascidos em junho: 18 de maio
- Nascidos em julho: 21 de abril
- Nascidos em agosto: 25 de abril
- Nascidos em setembro: 28 de abril
- Nascidos em outubro: 1º de junho
- Nascidos em novembro: 08 de junho
- Nascidos em dezembro: 15 de junho