Pastilhas efervescentes à base de vitamina C são bastante práticas para se tomar, basta diluí-las em um copo de água. Elas prometem dar maior força ao sistema imunológico, ajudando a afastar gripes e resfriados. Porém, sempre fica aquela pontinha de dúvida, será que são 100% eficientes e confiáveis e, será que não prejudicam se tomadas constantemente?
Veja também: Consumir bebidas de forma moderada: isso faz bem para o coração?
Será que tomar vitamina C efervescente funciona?
Para começar, vamos responder a pergunta, sim, as pastilhas efervescentes de vitamina C funcionam, porém, às vezes, não são totalmente absorvidas pelo organismo. Deixa-me explicar melhor! Quanto maior a quantidade de vitamina presente na pastilha, menor é a capacidade de absorção pelo organismo. Por exemplo, pastilhas com concentrações baixas de vitamina C o corpo consegue absorver quase que totalmente.
Tudo indica que a dose de 1 grama, que é a dosagem com maior venda nas farmácias, possui uma taxa de absorção de apenas 50%. O que significa, que há a perda de 500 miligramas. Então, você já sabe, se decidir fazer uso de vitamina efervescente, escolha por dosagens menores para evitar desperdícios.
Porque além de não ocorrer o aproveitamento total das quantidades de vitamina, pode acontecer de sobrecarregar o metabolismo, especialmente os rins. Há estudos que evidenciam que o excesso de vitaminas sintéticas pode causar cálculos renais. Portanto, mesmo que a margem de segurança para a ingestão de doses maiores seja alta, baixas doses do suplemento mostram-se mais eficazes, em relação ao seu aproveitamento. Uma alternativa para garantir melhor absorção é fazer a ingestão de 300 a 500 miligramas antes de dormir.
Importância da vitamina C para saúde metabólica
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a vitamina C tem muitos benefícios para saúde metabólica, podemos citar:
- Potencializa a absorção do ferro dos alimentos;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Auxilia na formação de colágeno;
- Elimina os radicais livres que provocam vários danos, além de envelhecimento celular;
- Colabora para o metabolismo energético; e
- Controla os níveis de colesterol.
Como podemos perceber, muito se engana quem pensa que a vitamina C ajuda unicamente na prevenção de resfriados e gripes. Ela vai além, pois previne doenças como câncer, doenças do coração e age beneficamente na manutenção da atividade cerebral.
E podemos encontrar em abundância em alimentos cítricos como laranja, kiwi, tangerina entre outros. Para se ter uma ideia, 2 unidades de kiwi por dia dispensa a necessidade de suplementar, pois preenche todas as necessidades diárias de vitamina que precisamos.