Se você está em busca de uma alimentação mais saudável precisa incluir frutas, legumes e verduras na sua dieta. Quando pensamos em verduras, uma boa opção é incluir a catalonha no cardápio. Isso porque é um alimento extremamente saudável, com poucas calorias e que melhora muitos aspectos de nossa saúde.
Veja também: Suco verde: bebida que melhora a prisão de ventre e inchaço abdominal
Origem e os tipos de catalonha
Possui o nome científico de Chicorium intybus, faz parte da família da alface, da chicória e do dente-de-leão. Suas folhas são de um verde-escuro bem intenso e possui um sabor bastante amargo.
Existem três tipos de catalonha:
- Catalonha almeirão: que tem suas folhas abertas e estreitas de cor verde;
- Catalonha: com folhas mais abertas e largas, com cor verde-escura; e
- Sapadona: que tem as folhas abertas, estreitas e com coloração verde médio.
De acordo com especialistas, a planta tem sua origem na Europa e Ásia. É um alimento que pode ser consumido todos os dias, pois possui muitas propriedades nutricionais que ajudam a melhorar a saúde e prevenir doenças.
Quais os benefícios da catalonha?
Nutricionalmente é composta de fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais essenciais como o cálcio, ferro, potássio e fósforo. Além disso, ajuda na dieta e manutenção de peso, cada 100 gramas de catalonha tem aproximadamente 63 calorias.
Veja abaixo, a lista de benefícios que a catalonha oferece à saúde:
Melhora a circulação sanguínea
Por ser fonte de potássio, a catalonha melhora o funcionamento do metabolismo, equilibrando a pressão arterial, com isso, ajuda na prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Previne e melhora a anemia
Vegetais de coloração verde-escura são fortes aliados no combate e prevenção da anemia ferropriva. Outra contribuição, é que o vegetal favorece no transporte de oxigênio para órgãos e tecidos.
Previne câimbras
O cálcio presente na catalonha ajuda na contração muscular, consequentemente, diminui a incidência de câimbras, além de fortalecer o sistema nervoso central.
Melhora o tônus muscular da pele
A vitamina A estimula a renovação celular, contribuindo para evitar o envelhecimento precoce.
Contribui para saúde dos ossos
Graças a presença do cálcio, previne a osteoporose e mantém dentes e ossos mais fortes.
Tem ação antioxidante
De acordo com estudos, a catalonha age como anti-inflamatório, antioxidante, desintoxicante, antioproliferante e hepatoprotetor.
Ajuda no funcionamento do intestino
Por possuir inulina, um tipo de fibra solúvel capaz de ajudar na saúde da microbiota intestinal. Além disso, a hortaliça facilita o movimento do intestino, prevenindo episódios de prisão de ventre e fortalecendo as defesas do organismo.
Reduz riscos de aterosclerose
Também devido a substância da inulina, faz com que a catalonha ajude na absorção de gorduras, diminuindo os riscos de entupimento das artérias.
Como consumir a catalonha
A hortaliça pode ser feita cozida ou refogada. O gosto amargo pode ser retirado ao fazer o cozimento ou consumindo juntamente com outros vegetais em saladas ou ainda em sucos com frutas.