O alho está entre os alimentos básicos da alimentação de qualquer brasileiro. Mesmo que você não coma essa raiz crua ou sem algum acompanhamento, ela está presente em quase tudo. O arroz e o feijão, bem como as carnes, geralmente são temperados com alho e cebola, além de alguns outros ingredientes.
Veja também: Essas combinações de alimentos prejudicam a absorção de nutrientes
Por ser tão comum, poucas pessoas param para se perguntar sobre os efeitos do alho no corpo. Por isso, entenda hoje mesmo o que acontece com você se comer alho todos os dias.
Comer alho diariamente faz bem para a saúde?
Primeiramente, vamos lembrar de que boa parte dos brasileiros, talvez a maioria, come alho diariamente. O tempero está presente em quase tudo dentro da cozinha, além de aprimorar o sabor de sopas, molhos, chás e até pães. Inclusive, o famoso pão de alho costuma fazer bastante sucesso no churrasco do final de semana.
Mas voltando ao tema da pergunta proposta, sim, o alho faz bem para a saúde mesmo se a ingestão dele for diária.
Confira o benefício em comer alho todos os dias:
O alho é um vegetal poderoso para fortalecer a imunidade, principalmente se estiver ao lado da cebola. Inclusive, o alho-poró segue o mesmo padrão desses dois outros itens anteriores. Seus nutrientes liberam substâncias que agem como anti-inflamatórios naturais, por exemplo. Além disso, o alho também age como:
- Controlador da pressão arterial;
- Combate e previne resfriados e gripes;
- Controla os níveis ideais de colesterol.;
- Ajuda a diminuir a taxa de glicose (açúcar) no sangue;
- Auxilia no tratamento de doenças respiratórias;
- Melhora a saúde dos ossos;
- Aprimora e amplia a capacidade de raciocínio.
Para obter todos esses benefícios do alho, você pode inseri-lo como condimento na comida, mas também pode ir além. O ideal é comer o alho cru ou levemente cozido. Também dá para deixar 1 dente de alho descansando por 12 horas em água. Depois é só tomar a famosa água de alho.