O grupo de aposentados e pensionistas estão ansiosos e animados desde que foi anunciado a possibilidade do 14° salário do INSS. Para que o benefício seja aprovado, ele depende que o Projeto de Lei (PL) nº 4367/20, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), seja aprovado e o quanto antes.
Veja também: 14º salário do INSS de até R$ 2.424 foi ou não aprovado para 2022?
O benefício tem como principal objetivo auxiliar os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com um salário extra, além do 13° que já é oferecido e conhecido também como gratificação natalina.
O valor do benefício pode chegar a dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424. A estimativa do PL é que dois pagamentos sejam feitos aos segurados do INSS; um referente ao ano de 2020 e o outro ao ano de 2021.
Quem tem direito de receber o 14° salário do INSS?
Caso o benefício seja realmente aprovado, estima-se que mais de 30 milhões de pessoas serão beneficiadas. Veja abaixo quais são os grupos elegíveis para receber:
- Quem recebe auxílio-doença;
- Quem recebe pensão por morte;
- Quem recebe auxílio-acidente;
- Quem recebe salário maternidade;
- Quem recebe auxílio-reclusão;
- Quem recebe qualquer aposentadoria.
Em qual situação se encontra o 14° salário do INSS?
Desde que a proposta do 14° salário para segurados do INSS foi lançada, ela já passou por algumas mudanças na Câmara dos Deputados. A última ação legislativa que a envolveu aconteceu no dia 27 de abril de 2022 e foi nela em que o deputado Ricardo Silva (PSD-SP) foi nomeado relator da comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Caso o projeto pareça favorável, a medida deve seguir para votação no plenário no Senado Federal. É certo que a aprovação definitiva deve ser feita mediante a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Para consultar o INSS
Para aqueles que desejam consultar o benefício, é possível entrar em contato no telefone do INSS e falar com um dos atendentes. Esse contato se dá pelo número 135. O indivíduo também pode realizar a consulta pelo aplicativo “Meu INSS” gratuitamente, pois ele está disponível para sistemas operacionais Android e iOS sem custo.
Como instalar o aplicativo do INSS no sistema Android?
Siga o passo a passo abaixo. Você verá que é muito simples e prático.
- Vá até à loja de aplicativo (PlayStore) do seu celular;
- Depois procure pelo aplicativo “Meu INSS”;
- Clique na opção “Instalar”;
- Pronto! O download já vai começar a ser feito.
Como instalar o aplicativo do INSS no sistema iOS (iPhone)
Caso o seu celular seja um iPhone, acompanhe abaixo o processo para fazer a instalação. É praticamente a mesma coisa que sugerimos acima, o que realmente muda é a loja de aplicativos. Confira:
- Vá até a loja de aplicativos “App Store”;
- Na barra de pesquisa, procure pelo aplicativo “Meu INSS”;
- Em seguida clique na opção “Obter”;
- E a instalação já começará a ser feita.