Certamente, você já ouviu falar que o açúcar está no grupo dos alimentos que devem ser evitados na dieta. Não é para menos, já que seu consumo pode elevar o nível de glicose, insulina e de triglicerídeos no sangue. Por isso, para não deixar de comer guloseimas doces, descubra alguns adoçantes que são alternativas mais saudáveis ao açúcar comum.
Veja também: 3 práticas regulares que podem estar te causando dor de estômago
Adoçantes que podem substituir o açúcar de forma saudável
Confira gora alguns dos principais adoçantes que podem substituir o açúcar refinado comum na dieta. Lembre-se apena de consultar um médico ou especialista antes de provocar alguma mudança alimentar.
1 – Estévia
Talvez um dos adoçantes mais comuns que podem ser encontrados como alternativa ao açúcar, é a estévia. Muitos refrigerantes zero, inclusive, utilizam ela para dar o gosto adocicado à bebida. Por incrível que pareça, a estévia pode ser 100 vezes mais doce do o açúcar, quando comparadas as mesmas quantidades. A grande vantagem está na quantidade de calorias consideravelmente menor.
2 – Xilitol
O Xilitol é um adoçante que tem como vantagens prevenir a deterioração dentária e combater as cáries. O mais benéfico do xilitol em comparação ao açúcar está no fato de o adoçando não elevar a quantidade de glicose no sangue. No entanto, há um porém no uso do xilitol. Ele deve ser consumido com moderação, pois pode causar alterações intestinais e gástricas, como cólicas, diarreia e acúmulo de gases.
3 – Eritritol como adoçante
O eritritol é um adoçante natural extraído de algumas frutas. Ele pode substituir o açúcar comum sem nenhum problema e não irá alterar os níveis de glicose, insulina ou de triglicerídeos na corrente sanguínea. Assim como o xilitol, este adoçante pode causar desconfortos gastrointestinais se for consumido de foram desmedidas.
Atenção: sempre busque orientação médica antes de integrar algum adoçante à sua dieta. Profissionais de nutrição são os mais indicados para analisar cada caso e oferecer a dieta mais adequada.