O calendário do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 foi finalizado em março. Cerca de 23 milhões de funcionários da iniciativa pública e privada que trabalharam formalmente naquele ano puderam receber até um salário mínimo.
Leia mais: Urgente: Câmara pode decidir futuro do 14º salário do INSS nesta semana
Mas e quem atuou com carteira assinada em 2021, quando sai o benefício para esse grupo? Entenda o que ocorreu e veja quando ele deve cair na conta.
Abono PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021
Os pagamentos do abono são realizados no ano seguinte ao período trabalhado, ou seja, quem trabalhou em 2010 recebeu em 2011, e assim por diante. Entretanto, para poupar dinheiro durante a pandemia, o governo federal adiou os repasses que ocorreriam em 2021 para 2022.
Essa decisão criou nos brasileiros a expectativa de liberação em dobro, mas isso não aconteceu. Novamente, o Palácio Planalto decidiu adiar o depósito do PIS/Pasep que ocorreria agora, ou seja, referente ao ano-base 2021.
Dessa forma, que trabalhou formalmente no ano passado só deve receber o benefício em 2023, até o mês de dezembro. Isso, é claro, se houver orçamento federal para encaixar um gasto na casa dos R$ 21 bilhões.
Quem tem direito ao abono com ano-base 2021?
Para receber até um salário mínimo peloo período trabalhado em 2021, o trabalhador precisa cumprir os requisitos abaixo:
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021;
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês em 2021;
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
- Estar com os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.