Na hora de abastecer o veículo, qualquer centavo de economia faz muita diferença no final do mês. E os motoristas devem se atentar para um cálculo simples para descobrir o que está mais vantajoso: abastecer com álcool ou gasolina. Se você também tem essa dúvida, veja o que fazer para economizar.
Leia mais: Surpresa para os aposentados! INSS deposita dinheiro extra em maio
Tudo que você vai precisar é de uma calculadora – pode ser a do celular mesmo – e alguns poucos segundos no posto de combustíveis. Então, veja só como é rápido e fácil calcular.
Álcool ou gasolina?
Para acabar de vez com a dúvida e ter a certeza de qual é o mais vantajoso, basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina.
Se o resultado for menor que 0,7 a melhor escolha é o álcool. Caso contrário, se for maior que 0,7, a opção mais vantajosa é a gasolina. Vale lembrar que essa é uma média geral.
Com base nos dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), hoje a gasolina tem sido mais vantajosa na maior parte dos estados. Mas vale conferir como está a situação onde você mora para acertar a conta, já que o litro do combustível varia bastante de uma cidade para outra.
Agora, com a nova alta da gasolina, o álcool deve passar a ser mais vantajoso nos próximos dias. Independentemente de qualquer cálculo, o motorista precisa reparar no consumo do próprio veículo.
Isso porque uma escolha pode render mais do que a outra, a depender do carro e da média de consumo. Assim, anote a quilometragem do seu carro com um litro de álcool. Faça o mesmo em relação à gasolina.
A diferença pode parecer pouca, mas no final do mês pode resultar em uma considerável economia. Por isso, use essas dicas quando for ao posto novamente.