No dia 11 de maio, teve início o período de solicitações do Aluguel Social, cujo valor é de R$ 1 mil. Milhares de famílias já foram atendidas por meio do mutirão Todos Por Petrópolis, criado para socorrer as pessoas que foram desalojadas devido a tragédia ocorrida na cidade.
Leia mais: Auxílio-doença passa por mudança: O que esperar do benefício a partir de agora?
A campanha funciona por meio de uma parceria entre o Estado do Rio de Janeiro e o Executivo municipal. Ela serve para esclarecer dúvidas da população, além de realizar o atendimento aos moradores da região serrana do Estado do Rio de Janeiro que ficaram sem habitação por conta dos fortes temporais de fevereiro.
Em suma, o mutirão acontece com o apoio das seguintes organizações: Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria de Governo, Prefeitura de Petrópolis e a Defesa Civil municipal. Os atendimentos acontecem até o dia 10 de junho.
“No primeiro momento após as chuvas, o nosso objetivo era garantir o aluguel social o mais rápido possível para as famílias que perderam suas casas. Agora, estamos dando o passo seguinte, que é qualificar os cadastros do Aluguel Social e resolver as pendências. Isso para que o benefício seja garantido àqueles que realmente precisam”, declarou Rubens Bomtempo, prefeito de Petrópolis.
Calendário do programa Aluguel Social
Para facilitar o acesso da população, a iniciativa segue a seguinte ordem alfabética dos atendimentos:
- A e B: dias 11, 12 e 13 de maio;
- C e D: dias 16, 17 e 18 de maio;
- E: dia 19 de maio;
- F e G: dia 20 de maio;
- H, I e J: dias 23 e 24 de maio;
- K e L: dias 25 e 26 de maio;
- M: dias 27 e 30 de maio;
- N, O e P: dia 31 de maio;
- Q e R: dias 01 e 02 de junho;
- S, T e U: dias 03 e 06 de junho;
- V, W, Y e Z: dia 07 de junho;
- Repescagem: dias 8, 9 e 10 de junho.
Como funciona o atendimento às famílias?
Os cidadãos interessados devem comparecer ao mutirão, dentre eles, quem foi desalojado, precisou alugar um imóvel, aqueles que foram cadastrados pelo Estado e/ou município e aqueles que aguardam para apresentar o contrato. Já receberam o benefício 1.295 famílias.
Atualmente, os atendimentos funcionam nos seguintes horários e endereço: das 9h às 16h, em dias úteis, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, sede da prefeitura de Petrópolis (Av. Koeler, 260 – Centro).