A entrevista de emprego é sempre um momento de bastante atenção para os candidatos às vagas oferecidas pelas empresas.
Afinal, o objetivo de todo trabalhador é causar uma boa impressão e mostrar que tem potencial para o cargo. No entanto, nem sempre é fácil se sair bem diante do nervosismo e de algumas surpresas que aparecem durante a conversa. Por isso, separamos algumas perguntas de entrevista de emprego que são bastante comuns.
Veja também: Novas regras do vale alimentação podem gerar multas
Se você souber o que vai responder essas perguntas de entrevista de emprego, sua vaga pode estar mais perto do que imagina.
Claro que é importante enfatizar que o ideal é sempre responder as questões de forma clara e original. A empresa precisa de pessoas que estejam de acordo com os perfis específicos para cada cargo. Contudo, também é importante saber lidar com o nervosismo e deixar algumas surpresas de lado.
Perguntas de entrevista de emprego que aparecem com frequência:
De fato, existem perguntas que são completamente desnecessárias na maioria das situações. Especialistas em recrutamento afirmam que um processo seletivo multidisciplinar pode exigir perguntas esquisitas.
Porém, um processo assim não é feito por qualquer empresa, especialmente pelas menores. Questões do tipo: qual animal você seria? Na verdade, não dizem absolutamente nada sobre a pessoa se forem feitas fora de contexto e sem as aplicações práticas.
Exemplos de perguntas de entrevista de emprego
No entanto, existem algumas perguntas de entrevista de emprego que são bem comuns; tais como:
- Quando as pessoas não gostam de você, normalmente qual é o motivo?
- Quais são os fatores da sua história que fazem você ser quem é hoje?
- O que você tem mais orgulho do que está no seu currículo?
- Você tem algum caso de sucesso que dependeu de você?
- Qual é um caso de fracasso na sua carreira?
- Cite suas características negativas e as positivas?
A dica para responder todas essas perguntas de entrevista de emprego está em ter consciência da resposta. Evite responder com algo pretensioso.