Só quem tem diabetes sabe o quanto é difícil conviver com a doença, que restringe bastante o consumo de determinados alimentos. A boa notícia é que cada vez mais estudos estão sendo feitos para descobrir como controlar a doença através da alimentação. Muitos desses estudos, trazem à luz evidências que o consumo de certos alimentos naturais pode frear os impactos da doença no organismo.
Veja também: Seu fígado pode estar sendo destruído por estes 5 hábitos além do álcool
É o caso da cúrcuma, uma especiaria de origem asiática, de sabor marcante e usada com muita versatilidade na culinária. Essa erva aromática possui muitas propriedades que só fazem bem para a saúde, especialmente na prevenção de doenças.
Mas que benefícios a cúrcuma possui?
O que está por trás dos reais benefícios que a cúrcuma apresenta é a sua substância polifenol, conhecida como curcumina. Essa substância possui sua eficiência ampliada quando associada à pimenta do reino. Isso acontece porque a piperina (uma substância presente na pimenta) quando entra em contato com o fígado impede a metabolização da curcumina e, dessa forma, o organismo acaba utilizando a curcumina por mais tempo.
A cúrcuma é um alimento antioxidante que previne o processo de estresse oxidativo. Entre os seus benefícios, podemos citar seus efeitos como antidepressiva, anti-inflamatória, recuperadora do tecido muscular pós-treino de força, anticancerígena e neuroprotetora.
Chá de cúrcuma: uma bebida que previne o diabetes
Devido a sua ação antioxidante, a cúrcuma tem ação comprovada por diversas pesquisas, na diminuição dos radicais livres nas células. E tem grande influência para melhorar processos inflamatórios provocados pela obesidade e diabetes.
Não é à toa que na medicina indiana, também chamada de Ayurveda, utilizava-se o chá de cúrcuma para o tratamento de várias doenças. Mas a sua eficácia para o tratamento do diabetes está relacionada à redução da glicemia no sangue e na melhora da resistência insulínica provocada por processos inflamatórios.
Portanto, ingerir o chá de cúrcuma pode reduzir o avanço dos sintomas provocados pela diabetes e melhorar o quadro de saúde em geral.