As multas de trânsito sempre foram verdadeiros pesadelos para os motoristas. Embora alguns casos realmente extrapolam a normalidade, muitas multas são aplicadas em momentos de distração, por exemplo. Por isso, é bom ficar atento e saber como funciona a pontuação de multas na CNH.
Veja também: Aposentadoria por tempo de contribuição do INSS: o que é e quem recebe?
Afinal, como funciona a pontuação de multas?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) mudou e trouxe atualização em abril de 2021. A Lei que regia as normas de trânsito foi criada em 1997, mas vem sofrendo algumas alterações.
Originalmente, o limite de pontos de infração para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) era de 20. Contudo, o novo CTB estabeleceu novos patamares de pontuação, além de outras alterações.
Com quantos pontos a CNH pode ser suspensa?
Este é o tema mais pesquisas sobre a pontuação de multas no Brasil. Para entender com quantos pontos a CNH é suspensa é necessário lembrar de que existem quatro níveis de infrações de trânsito. O motorista pode receber multa leve, média, grave ou gravíssima. Cada uma desconta uma quantidade de pontos na habilitação, que antigamente eram totalizados em 20.
Com o novo CTB, o limite aumentou para 40. Sendo que cada multa desconta:
– 3 pontos – infração leve;
– 4 pontos – infração média;
– 5 pontos – infração grave;
– 6 pontos – infração gravíssima.
Ao atingir o limite de 40 pontos, a CNH fica suspensa e o motorista precisa enfrentar um processo de reciclagem para reaver o direito de digitar. No entanto, a conta para chegar ao limite não é linear e varia de acordo com a gravidade da multa.
Novas regras para o sistema de pontuação de multas:
Agora o direito de dirigir é suspenso quando:
- O motorista atinge 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas;
- 30 pontos, com uma infração gravíssima;
- 40 pontos, sem nenhuma infração gravíssima ou se exercer atividade remunerada.
Consulte quantos pontos você tem na CNH de modo online
É possível consultar todos os dados referentes à CNH do condutor no site do Detran de seu estado. Em área específica, o condutor pode acompanhar o andamento dos processos, inclusive o de suspensão. Geralmente, é possível acessar as informações com os dados da CNH ou do CPF, além do RENAVAM do veículo.