Provavelmente você já saiba que a alimentação saudável é o melhor caminho para manter uma saúde forte e afastar os riscos de doenças. Comer frutas, cereais, proteínas, legumes e vegetais folhosos fornecem as quantidades nutricionais que o nosso organismo precisa para estar sadio.
Veja também: Conheça os principais sintomas da hepatite em crianças
Muitas pessoas não costumam comer vegetais folhosos devido ao processo de higienização e a hábitos alimentares (em que esses tipos de alimentos não são inseridos), logo, o paladar tende a rejeitar o sabor. É o que acontece com o espinafre, um vegetal considerado superalimento, por causa de sua qualidade nutricional.
O espinafre é um tipo de vegetal de talo bastante grosso, de folhas verde-escuras, com formato triangular e de textura aveludada. É considerado um superalimento por conter muitas vitaminas, proteínas, fibras, carboidratos e minerais.
As principais doenças que o espinafre ajuda a prevenir
A composição nutricional do espinafre ajuda a fortalecer o organismo, podemos evitar algumas enfermidades. A seguir, vamos conhecer a lista de doenças que o espinafre ajuda a prevenir.
Câncer
De acordo com análises científicas realizadas, a clorofila presente no espinafre pode reduzir os riscos de crescimento de células cancerígenas. Porém esse benefício ainda carece de estudos mais aprofundados. Mas só de saber dessa possibilidade, vale a pena o consumo. Vale destacar que a clorofila é responsável pela pigmentação verde do espinafre e possui ação antioxidante e anti-inflamatória, portanto, ela ajuda a eliminar toxinas e prevenir o envelhecimento celular.
Diabetes
O espinafre tem uma substância química chamada de ácido alfa lipóico. Esse nutriente tem se mostrado eficaz para equilibrar a glicose no sangue, além de aumentar a sensibilidade à insulina. Além disso, o alimento pode prevenir o surgimento da doença.
Hipertensão arterial
Essa doença está relacionada ao elevado consumo de sódio na dieta. Para os especialistas em saúde, o espinafre ajuda a estabilizar o acúmulo de sódio por causa de suas propriedades minerais de potássio.
Problemas no aparelho digestivo
O consumo de espinafre atenua problemas de má digestão, suas quantidades de água e fibras promovem bom funcionamento no trato intestinal.
Problemas de asma
O espinafre, assim como outros folhosos de cor verde- escuro que têm magnésio, promove o relaxamento muscular, o que acaba melhorando a respiração. Mas além disso, o alimento por conter antioxidantes ajuda a fortalecer o sistema imune.
Essas são algumas das doenças que o consumo regular do espinafre pode reduzir os riscos. No entanto, o recomendado é que seu consumo seja feito nas principais refeições em que há a ingestão de gorduras e proteínas que potencializam a absorção dos nutrientes.