Ingressar em um curso universitário nem sempre é o desejo de todos, além daqueles que não tiveram a chance de iniciar uma graduação. Encontrar uma ocupação, muitas vezes, envolve alguns desafios quando se esquece de alguns postos de trabalho. Mesmo com pouca experiência, a dedicação quanto o aperfeiçoamento da sua mão de obra faz diferença em muitos serviços.
Veja também: Quanto custa e o que é preciso para abrir franquia Clube Melissa?
A internet permite a busca por informação cada vez mais rápido e com praticidade, tornando os cursos livres mais acessíveis, caso seja do seu interesse. Para se tornar um bom profissional em diversos setores basta conquistar a confiança do seu público e se atualizar constantemente. Considerando todos os requisitos, é possível obter uma excelente fonte de renda sem um diploma de faculdade.
Confira a lista de profissões que você pode atuar mesmo sem ter feito faculdade
- Fotógrafo: Além da fotografia em si, o conhecimento em edição e formas de conduzir um ensaio fazem a diferença no atendimento. Ainda há a opção de vender fotos autorais para bancos de imagens.
- Desenvolvedor de aplicativos: Se você já começou a aprender um pouco de programação, sabe que nessa área de tecnologia é muito comum ser autodidata. Aprimore seu talento e mostre o que você sabe para fazer para as empresas.
- Vendedor: Uma pessoa com habilidades de comunicação e que gosta de transmitir a mensagem pode ser vendedora ou vendedora, seja em lojas ou por conta própria, usando as mídias digitais.
- Youtuber: Gosta de falar para as câmeras, influenciar pessoas ou tem algo incrível para compartilhar? Em longo prazo um canal no Youtube pode render muito dinheiro.
- DJ: Procure uma forma de entender como as mesas de remix funcionam, treine e coloque em prática suas habilidades.
- Motorista: Em aplicativos ou como autônomo, qualquer pessoa com CNH consegue realizar viagens particulares.
- Artesão: O artesanato ganhou uma nova forma de comercialização a partir das redes sociais, aumentando sua visibilidade. Mas exposições, feiras e outros eventos garantem resultados.
- Bombeiro civil: Para ser bombeiro civil as pessoas se inscrevem em um treinamento e são encaminhadas para o Corpo de Bombeiros. Além de bom desempenho físico e comprometimento, não exigem curso superior.
- Cozinheiro: É claro que existe a faculdade de gastronomia, mas para fazer sucesso o sabor vem em primeiro lugar. E nada impede a busca pelas técnicas da culinária a partir de livros, vídeos e outros conteúdos.
- Cabeleireiro: Seja para construir o seu próprio salão ou trabalhar em parceria com outros comércios, tornar-se um cabeleireiro cheio de clientes vai te ajudar financeiramente.
- Piloto de avião: Habilitação e testes psicotécnicos já autorizam o candidato a ingressar em uma companhia aérea. Contudo, os treinamentos são longos e de grande responsabilidade.