Entre os profissionais que tiveram o maior reajuste salarial estão alguns de categorias públicas. Na verdade, os militares das Forças Armadas do Brasil foram os trabalhadores que viram o salário aumentar mais. O grupo é o mais apoiado pelo atual governo desde o início do mandato e, por isso, acabou se envolvendo em mais esta polêmica.
Veja também: Dinheiro extra: ganhe até R$ 600 por mês nestas plataformas
Militares representam profissão com maior reajuste salarial
Dados levados para o Centro de Liderança Pública (CLP) demonstram que a renda de militares brasileiros aumentou 29,6% em uma década. Esse aumento já conta com o desconto proporcional da inflação do mesmo período no país.
Isso quer dizer que os ganhos dos militares receberam quase cinco vezes mais aumento na média salarial de profissionais em nível federal. Quando consideradas todas as categorias do funcionalismo brasileiro, os dados apresentados demonstram que os militares receberam duas vezes mais reajuste salarial, em termos de aumento.
No mesmo período, os servidores públicos municipais, estaduais e federais, registraram reajuste salarial acumulado de 13,8%, em média. O período avaliado corresponde ao intervalo entre dezembro de 2012 até março de 2022. Apenas professores municipais demonstraram ter ganhado mais do que 33% de reajuste em 10 anos. No entanto, os salários iniciais eram menores do que 1 salário-mínimo.
Profissionais de segurança federal também tiveram alto reajuste salarial
Os dados apresentados também mostram que profissionais da segurança federal também contaram com um aumento significativo. Bombeiros, policiais e outros membros da segurança pública receberam 25% de salário no período.
Alguns economistas apontam que não se trata apenas do aumento que acaba privilegiando alguns grupos. É válido reforçar que as regras previdenciárias para profissionais da segurança contam com benefícios que não são aplicados a nenhum outro setor, por exemplo. Esses motivos levaram o assunto a conquistar seguidas polêmicas nos últimos anos e ainda permanecem em foco.
Novas propostas de regulamentação para reajustes salarial continuam sendo estudas pelo Poder Legislativo brasileiro.