A diabetes é uma doença crônica, causada pela falta ou má absorção da insulina, um hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. Em casos mais graves e sem o correto tratamento, a enfermidade pode provocar danos em vários órgãos. É por isso que as pessoas com diabetes podem pedir a aposentadoria. Veja agora em quais casos.
Leia mais: Os sintomas da diabetes podem ser sutis e começar pelos pés
Algumas dessas deteriorações são irreversíveis e podem provocar grandes limitações aos pacientes. Um bom exemplo é quando a diabetes provoca a perda gradativa da visão e até mesmo a cegueira. Nessas situações, o diabético pode contar com o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Diabetes e o direito à aposentadoria
Como já dito, outros órgãos do corpo podem ficar comprometidos pela diabetes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável por 70% das amputações dos membros inferiores.
Por isso que, em vários casos, as pessoas com diabetes podem ficar com incapacidades permanentes que lhes dão direito à aposentadoria por invalidez.
A liberação do benefício, é claro, depende de uma perícia médica feita pelo INSS. Além dos casos de aposentadoria por invalidez, os trabalhadores também podem ter direito ao auxílio-doença ou auxílio-acidente.
Todos os casos devem ser avaliados de maneira individual. No caso do auxílio-doença, o trabalhador só tem direito ao benefício quando está incapacitado para trabalhar por período superior a 15 dias seguidos. E para isso também é preciso ter, pelo menos, 12 contribuições ao INSS.
Por isso, ao pedir o benefício para a autarquia, o seu caso será avaliado de acordo com as limitações provocadas pela doença. Quer um exemplo? Um motorista que perde a visão como consequência da diabetes pode conseguir a aposentadoria por invalidez, já que ficará impossibilitado de retornar ao trabalho.
O pedido do benefício pode ser feito pelo telefone 135, mas também por meio do site ou aplicativo do INSS. Por se tratar de aposentadoria por invalidez, o interessado terá de passar pela perícia e apresentar também exames e laudos médicos que comprovem as limitações.