Não existe nada mais desagradável que abrir um pacote de pão e perceber que está mofado, ainda mais quando estamos famintos. O mofo nada mais é do que um fungo e a maioria deles são inofensivos.
Trata-se de organismos praticamente invisíveis, por isso muitas pessoas acreditam que retirando a parte aparente de um pão mofado, por exemplo, é possível consumir sem nenhum problema. Mas até que ponto isso é seguro?
Veja também: Receita de bolo siciliano delicioso e com cobertura
O mofo aparente é apenas uma parte do total do mofo no pão. Quando o bolor começa a se formar, ele cria “tentáculos” muito finos que penetram vários centímetros além da parte visível.
O mofo usa estes “tentáculos” para se alimentar semelhante à raiz de uma árvore, isto quer dizer que estes tentáculos continuam crescendo com o passar do tempo, se aprofundando cada vez mais no alimento.
Sabendo disso, não é recomendado consumir nenhuma parte do alimento, pois não é possível saber a olho nu a profundidade do bolor.
Mas o que acontece se comer a parte branca do pão mofado?
Como o mofo é um organismo vivo inofensivo, é bastante provável que ao se consumir um pão mofado não aconteça nada grave em sua saúde.
Contudo, nada impede de que ocorra algum desconforto ao ingerir o alimento. Além disso, se você tiver um organismo mais sensível ou sofrer com alergias alimentares, existe risco de ficar doente.
Como evitar que o pão fique mofado?
Para que seu pão dure mais tempo e evitar o mofo, você deve selar a embalagem do pão de forma que seja retirado todo o ar de seu interior.
Mantenha o pão sempre em temperaturas baixas, recomenda-se que o produto seja guardado em locais com temperatura inferior a 20 °C, além de manter ao abrigo da luz e do calor.