A 9ª edição da campanha Maio Amarelo foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, 4, pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O tema deste ano é “Juntos Salvamos Vidas” que, como o próprio nome sugere, busca conscientizar motoristas e pedestres dos perigos do trânsito e reduzir os acidentes nas estradas.
Leia mais: Bolsonaro autoriza auxílio de R$ 65 para mulheres durante 9 meses
Para solucionar os níveis de violência nas pistas, o ministro declarou que o governo está comprometido em melhorar a sinalização das vias brasileiras, além de duplicar rodovias, dando melhor vazão e segurança ao tráfego de veículos.
Descontos no IPVA para o bom condutor
Sampaio também assinou o documento que propõe o estímulo de “pautas positivas” e o bom comportamento no trânsito. O intuito é beneficiar o motorista que seguir uma boa conduta enquanto dirige.
“A gente trabalha muito com o formato punitivo – falhou a gente dá uma multa. É importante ter a ideia do cadastro positivo: aquele cidadão que não teve nenhuma infração de trânsito no ano, porque não ter desconto no IPVA e no seguro do veículo?”, disse o ministro
Essa nova proposição está presente no texto da nova Lei de Trânsito, de número 14.071/20, que será viabilizada pelo Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Nova CNH
Além das novas ações voltadas ao trânsito, durante a cerimônia, o secretário nacional de trânsito, Frederico de Moura Carneiro, entregou à Sampaio o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Mudança nas cores e distinção das carteiras provisórias são algumas das novidades. A ideia é que as provisória sejam marcadas com a letra P e as definitivas com a letra D. Esse formato do documento será implementado a partir do dia 1º de junho.