O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já começou os pagamentos do auxílio-inclusão, benefício regulamentado no final do ano passado. O programa tem como objetivo promover a autonomia de beneficiários de um programa assistencial da autarquia.
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O valor pode ser solicitado por quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou recebeu nos últimos cinco anos. Ele é voltado para pessoas com deficiência de baixa renda que participam da iniciativa.
Regras do auxílio-inclusão
Para receber o benefício de R$ 606, o segurado do BPC deve comprovar que conseguiu um emprego formal (com carteira assinada). O pagamento começa quando ele já está empregado e cai na conta junto com a remuneração, ou seja, os valores são somados.
Além de entrar no mercado de trabalho, o interessado também precisa estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) e cumprir as exigências de renda para receber o BPC. A remuneração do trabalho não é computada no cálculo.
Vale destacar que o BPC é pago a pessoas com deficiência com renda familiar igual ou menor a 1/4 de salário mínimo por pessoa. Já a remuneração pelo emprego conquistado não pode ser superior a dois salários mínimos (R$ 2.424).
Como solicitar?
O requerimento do auxílio-inclusão é feito em qualquer canal de atendimento do INSS, como postos físicos, telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS. O processo é bem simples pelo app, veja o passo a passo:
- Acesse aplicativo Meu INSS;
- Faça login com uma conta Gov.br;
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite “auxílio inclusão” e clique no nome do benefício;
- Informe os dados solicitados para completar o pedido.