No dia 25 de maio, quarta-feira, começa o pagamento da segunda parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O calendário prioriza os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo. É o terceiro ano seguido com a antecipação do 13º. Saiba tudo sobre o pagamento e a forma de consulta.
Leia mais: Liberado desconto de 100% do IPVA: Veja como ter acesso à isenção
Os valores e as datas de pagamento estão disponíveis para consulta pelo site ou aplicativo Meu INSS. Os segurados sem acesso à internet podem obter todas as informações sobre o calendário pelo telefone 135. Para isso é preciso ter em mãos o número do CPF.
Consulta e antecipação do 13º do INSS
Tradicionalmente o pagamento do 13º do INSS é nos meses de agosto e dezembro. Mas por conta dos efeitos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19, desde 2020 acontece a antecipação.
De acordo com dados do INSS, 31 milhões de brasileiros receberam a primeira parcela. A maioria recebeu 50% do décimo terceiro no primeiro pagamento. Exceto quem passou a receber os benefícios depois de janeiro. Nesses casos, o valor é proporcional.
A segunda rodada de pagamento segue o calendário regular dos depósitos do benefício do INSS. Para quem ganha mais de R$ 1.212, o pagamento da segunda parcela terá início em 1º de junho. Outro detalhe é que o INSS considera o final do Número de Inscrição Social (NIS) para definir a sequência de pagamento.
Confira o calendário completo da segunda parcela:
– Quem ganha o salário mínimo
Final do NIS – Segunda parcela
- 1 – 25 de maio
- 2 – 26 de maio
- 3 – 27 de maio
- 4 – 30 de maio
- 5 – 31 de maio
- 6 – 1º de junho
- 7 – 2 de junho
- 8 – 3 de junho
- 9 – 6 de junho
- 0 – 7 de junho
– Quem recebe mais que o salário mínimo
Final do NIS – Segunda parcela
- 1 e 6 – 1º de junho
- 2 e 7 – 2 de junho
- 3 e 8 – 3 de junho
- 4 e 9 – 6 de junho
- 5 e 0 – 7 de junho