O Google apresentou nesta semana um par de óculos capaz de traduzir conversas em tempo real. A tecnologia foi mostrada por meio de um vídeo apresentado na conferência aos desenvolvedores da empresa, o Google I/O. A novidade ainda não tem data de lançamento.
Leia mais: Saque FGTS 2022: Novo grupo pode sacar até R$ 1.000 a partir deste sábado
O vídeo mostra os óculos sendo usados por pessoas que falam idiomas diferentes, como inglês, mandarim e espanhol. Além da linguagem de sinais americana, que também foi apresentada no vídeo. E durante o uso, surgem as legendas com a tradução.
Óculos do Google
Com os novos óculos, o Google espera quebrar a barreira criada pelos diferentes idiomas e facilitar a comunicação entre as pessoas. De acordo com a empresa, a novidade é resultado de anos de pesquisa. É um avanço do Google Tradutor, uma ferramenta bastante conhecido no mundo todo.
Apesar da divulgação da nova tecnologia, ainda não existe uma previsão de quando os óculos estarão disponíveis para venda. Mas, a princípio, a novidade já chama a atenção de vários amantes dos produtos e serviços do Google.
Augmented reality can break down communication barriers – and help us better understand each other by making language visible. Watch what happens when we bring technologies like transcription and translation to your line of sight. #GoogleIO ↓ pic.twitter.com/ZLhd4BWPGh
— Google (@Google) May 11, 2022
Com a tecnologia apresentada pelo Google, ao usar os óculos as pessoas não terão mais a necessidade de consultar outros dispositivos de tradução durante as conversas. Além disso, conforme o vídeo apresentado pela empresa, o design é muito parecido com um óculos normal.
A proposta é que os óculos sejam uma ferramenta utilizada por pessoas que estejam em viagens para outros países, sem o domínio do idioma. Além do dia a dia de trabalho, durante entrevistas de emprego, por exemplo, ou qualquer outra necessidade.
Outras novidades do Google foram apresentadas durante a conferência com os desenvolvedores da empresa. Muitas delas devem ser lançadas ainda neste ano, com vendas previstas para o ano que vem. É o caso do Pixel 6a, primeiro smartwatch da empresa.