O prazo para declarar o Imposto de Renda 2022 termina no dia 31 de maio, portanto, restam poucos dias para enviar os dados ao Fisco. Também no último dia do mês a Receita Federal inicia o pagamento do 1º lote de restituição do imposto. Confira todas as datas para receber os montantes devidos aos contribuintes.
Veja também: Ainda dá tempo! Descubra como sacar o PIS que ficou esquecido em 2022
Restituição do Imposto de Renda: como funciona?
Em 2022, a receita fará a restituição do imposto por meio da plataforma de pagamentos Pix. Portanto, o dinheiro devido a cada contribuinte cairá diretamente na conta informada no mesmo dia em que está previsto, segundo o cronograma oficial.
No entanto, para receber o dinheiro utilizando o Pix, é preciso que a chave cadastrada o pelo correntista seja o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, chaves que utilizam apenas o e-mail ou número de telefone não serão aceitas. Nestes casos, a Receita fará o depósito comum em conta como era feito até então.
Os cidadãos que desejam receber a restituição do imposto por Pix precisam fazer essa opção no momento em que estão enviando a declaração do IR. Assim, a receita fará o pagamento diretamente para a chave cadastrada com o número do CPF.
Confira o cronograma de pagamento da restituição do Imposto de renda 2022:
Abaixo estão as datas em que serão pagos todos os lotes de restituição do Imposto de Renda 2022. O pagamento será feito por Pix nas contas bancárias cadastradas por cada contribuinte.
Confira as datas divididas por lotes de restituição:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 30 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Vale lembrar que o primeiro grupo a receber a restituição do imposto é formado por idosos, portadores de deficiência física ou mental e as pessoas que têm magistério como principal função. Depois, os pagamentos serão classificados por ordem de envio da declaração: quem enviou antes, recebe primeiro.