A frequência no consumo de café entre os brasileiros é alta, algumas pessoas nutrem até um vício, de modo que se tirarem a bebida da rotina, gera abstinência.
De acordo com o médico Kye Saller quando se tem moderação ou alguma restrição aos seus ingredientes, não há nenhum problema em consumi-lo diariamente. No entanto, certos indivíduos precisam evitar devido a condições biológicas.
Veja também: Os alimentos que não devem ser colocados no micro-ondas
A cafeína acelera os movimentos do estômago, ou seja, suas contrações responsáveis pela digestão, ficam desreguladas. O intestino também se contrai e expande aceleradamente, aumentando o trânsito intestinal que pode causar idas involuntárias ao banheiro. A vontade de evacuar após ingerir certa dose é um dos sintomas mais comuns de que você está exagerando.
Quais as pessoas devem evitar o consumo de café e como são as consequências dos seus efeitos?
Aqueles que apresentam problemas intestinais como doença celíaca, síndrome do intestino irritável, gastrite e outras doenças do trato digestório devem tomar cuidado. Além disso, gestantes e gestantes, pela necessidade de garantir o equilíbrio de todos os sistemas do corpo, são orientadas a dispensar o café. Caso a ingestão seja realizada, o desenvolvimento tende a ser comprometido.
As sensações não são nada confortáveis, começando com as dores no estômago e presença de diarreia. Contudo, todos que apresentarem alguma sensibilidade deveriam adotar uma dieta equilibrada e consultar um médico. Observar a sua alimentação, buscando entender quais os melhores alimentos para se manter saudável é essencial.