Você sente que tem exagerado na bebida alcoólica ou conhece alguém que está passando dos limites? É bom saber identificar o que pode ser considerado sinal de alcoolismo. O vício sempre começa de modo sutil e silencioso, muitas vezes até divertido. Porém, com o tempo, o alcoólatra se tornará um peso para ele e para a família. É preciso ajudar e buscar tratamento.
Veja também: 3 práticas regulares que podem estar te causando dor de estômago
1 – Você está bebendo diariamente em situações cotidianas
Tomar uma cerveja ou uma taça de vinho ao preparar uma refeição no final de semana, não tem problema algum. Contudo, se você faz questão de beber uma ou mais doses de bebidas quase sempre enquanto cozinha, cuidado. O consumo de álcool em tarefas do cotidiano pode indicar um sinal de alcoolismo.
2 – Festas e eventos só valem a pena se tiverem álcool
Seus eventos só são organizados se tiverem um cooler cheio de bebida alcoólica? Ou pior, uma festa só é festa se houver bebidas? Isso é sinal de alcoolismo e você precisa ficar atento. A incapacidade de se divertir e apreciar momentos especiais sem álcool não é algo que deva ser encarado como normal ou aceitável.
3 – Negação ao sinal de alcoolismo
Se você reluta em aceitar que está bebendo demais ou nega qualquer sinal de alcoolismo, preste atenção. Pode ser que alguém queira apenas pegar no seu pé, mas quando várias pessoas falam a mesma coisa e com muita frequência, é hora de reconhecer que o errado é você.
4 – Atos impensados são sinais de alcoolismo
Você compra coisas, fala bobagens ou se arrisca facilmente depois que bebeu. Bom, certamente bebida alcoólica não deveria entrar em seu cardápio. Isso está bem claro para todo mundo e precisa estar para você.
5 – Sentimentos são motivos para beber
Se você bebe sempre que está feliz ou sempre que está triste, preste atenção. Lidar com os sentimentos com bebidas alcoólicas é um sinal claro de alcoolismo.