A letra do médico nem sempre é legível, na verdade, costuma ser de difícil compreensão até para os farmacêuticos que estudam formas de interpretar os documentos. Contudo, se alguém faz uso de remédios controlados ou está passando mal, precisa com urgência das substâncias.
Veja também: Instagram segue TikTok e vai permitir postagem em tela cheia no feed
Qualquer demora pode ser fatal e quanto mais fácil for para o paciente adquirir seus medicamentos, melhor. Alguns especialistas já conseguem digitar, porém, a maioria segue com o receituário tradicional, aumentando o risco de interpretações equivocadas.
Lembre-se que o receituário deve conter as seguintes informações:
- Cabeçalho (nome, endereço, telefone, instituição e número de cadastro do profissional, geralmente impresso no receituário).
- Nome e endereço do paciente.
- Nome do fármaco (se é comprimido, solução, pomada e sua concentração).
- Prescrição (quantidade a ser fornecida, horário e observações).
- Data, assinatura e carimbo.
Confira algumas plataformas e aplicativos que ajudam a ler letra de médico
Netfarma Acha
A Netfarma está fazendo alguns ajustes em seu sistema e retorna normalmente dia 30 de setembro. O app funciona desde 2015 e uma equipe é responsável por fazer a avaliação e encaminhar o resultado com o nome das medicações. Então leva algumas horas para obter a resposta.
Amazon Transcribe Medical
Inteligência Artificial criada em 2019 pela Amazon legenda consultas de telemedicina, captura chamadas telefônicas e recentemente tem sido usada para ler receitas instantaneamente.
MedSimples
Um fragmento do texto deve ser selecionado e colado na ferramenta, sendo assim, o recurso simplifica sua descrição. A solução foi desenvolvida por pesquisadores da UFRGS.
Memed
Como informado, alguns médicos usam programas para digitar suas receitas e facilitar a leitura para o paciente. O Memed é um programa que emite receitas digitais e podem ser encaminhadas por SMS.
Pulsares
Desenvolvido pelo médico Rogério Malveira Barreiro, o Pulsares troca termos difíceis como ‘’uso contínuo’’ para ‘’tomar todos os dias’’, tornando a comunicação mais acessível.