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Como comprar alimentos com até 70% de desconto via aplicativo?

Startup cria ferramenta que une quem quer pagar mais barato e quem precisa vender o excesso de alimento produzido.



A startup brasileira Food to Save foi fundada em 2021 com uma premissa bem interessante: evitar o desperdício de alimentos no Brasil conectando clientes que buscam descontos e empresas que querem vender produtos que seriam jogados fora. Até o momento, cerca de 165 toneladas já foram “salvas” com a inciativa.

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Lucas Costa Infante, fundador e CEO da empresa, conta que a solução foi criada para evitar que alimentos em boas condições fossem parar no lixo. “Muitos quilos de alimentos e produtos bons eram jogados fora”, conta.

Dados do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que cerca de 41 mil toneladas são descartadas todos os dias no Brasil.

A Food to Save tem um ano de existência e atua na cidade do Rio de Janeiro, em São Paulo capital e no Grande ABC, em Campinas. Ao todo, são cerca de 200 mil usuários cadastrados para obter descontos de até 70%.

“Nós conectamos os estabelecimentos do ramo alimentício – que possuem os chamados ‘excedentes de produção’, que são produtos próximos à data de validade, que não foram consumidos ao longo do dia ou que, por características estéticas, acabam sendo rejeitados – aos milhares de usuários que resgatam esses alimentos dando uma nova oportunidade a esses produtos com descontos de até 70% através de um conceito surpresa”, explica.

As sacolas supresa recebem esse nome porque o consumidor não sabe exatamente o que vem dentro do pacote. Ele pode escolher apenas o estabelecimento comercial e o tipo de alimento desejado (salgados, doces ou ambos).

“Um consumidor pode resgatar uma sacola de uma padaria sabendo que essa sacola é doce com até 70% de desconto, mas ele não sabe exatamente o que vem, se é um bolo de laranja, um bolo de cenoura, um pacote de madalenas ou outros produtos, porém, ele sabe a origem do estabelecimento”, detalha Infante.

Recepção e ampliação

O fundador afirma que a startup recebeu aportes de R$ 1,305 milhão de 211 investidores, e que tem observado uma recepção positiva do público. Cerca de 700 estabelecimentos fazem parte da plataforma, incluindo grandes redes como Rei do Mate, Dengo Chocolates e Pizza Hut.

Em 2022 e 2023, o plano é expandir o aplicativo para outras cidades. “A Food to Save tem um objetivo muito claro de implementar o antidesperdício em todo o Brasil. Então, os próximos passos são ir para outras capitais e realmente mobilizar, não milhares, mas milhões de brasileiros”, completa.




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